Apresentação

Este projeto trata-se de uma tentativa de discutir a necessidade do ensino de Informática na Educação Infantil, e surgiu a partir da observação da facilidade com que as crianças assimilam novas tecnologias, mais rápido que muitos adultos em alguns casos. Com isso, nos questionamos, para que ensina-los Informática, se eles aprendem praticamente sozinhos?
Esta é a pergunta que procuramos resolver.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A realidade da informática nas escolas

Segue um texto muito interessante sobre a situação da inclusão digital nas escolas, vale lembrar que este texto foi escrito em 2000, e mesmo assim traz questões atuais.


"O que precisamos refletir é como utilizá-lo na escola, pois hoje o que temos são os laboratórios de informática, onde os computadores ficam centralizados, e a informática como uma disciplina da grade curricular, com 45 minutos de aula e provas para nota.

O uso do computador nas escolas já não é mais novidade para a maioria dos alunos das escolas particulares e, até, públicas, sendo, inclusive, motivo de propaganda em outdor.
É muito freqüente a pergunta “Vocês ensinam informática?” feita por pais, ansiosos por preparem seus filhos para um futuro de sucesso, na hora da matrícula em uma nova escola.
Porém, é importante salientarmos, que as técnicas de  “informática” ensinadas hoje nas escolas, provavelmente, estarão superadas quando essas crianças chegarem ao “futuro” tão preparado pelos pais zelosos por seus êxitos profissionais. Não sabemos ainda como serão os computadores do futuro! Não sabemos ainda que linguagem utilizaremos na comunicação homem/computador! Então, precisamos estar cientes de que ao treinarmos os nossos futuros profissionais em programas de computador que não existirão mais, da forma como hoje se apresentam, não os estamos treinando para o mercado de trabalho; estamos, no máximo, desmistificando o uso dos computadores, familiarizando nossas crianças com essa nova tecnologia. 
Mas, então, não devemos utilizar o computador nas escolas?!! Se ele já faz parte da realidade social da maioria das crianças não deveria ser também inserido na realidade escolar dessas crianças?"


Segue  o link com o texto completo.

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