Apresentação

Este projeto trata-se de uma tentativa de discutir a necessidade do ensino de Informática na Educação Infantil, e surgiu a partir da observação da facilidade com que as crianças assimilam novas tecnologias, mais rápido que muitos adultos em alguns casos. Com isso, nos questionamos, para que ensina-los Informática, se eles aprendem praticamente sozinhos?
Esta é a pergunta que procuramos resolver.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Você sabe quem inventou a infância?


Rousseau foi o primeiro filosofo de que se tem registro a falar sobre a criança antes da escolarização, iniciou seus estudos sobre como deveria ser essa educação. Para isso, ele cita em seu livro Emílio, ou Da Educação (1762) que mais importante que preceptores, a criança precisa da família para ser educada. Em relação a isso, ele dizia: “Antes de falar, antes de entender, ele já se instruiu” (Rousseau, 1762, p.8). Na ausência da família, então, tornou-se necessário uma escola que suprisse todas as necessidades da criança e com isso não apenas se preocupasse com o assistencialismo, mas também com a instrução e a educação.

No Brasil, somente a partir da década de 90, do século passado, foi que a Educação

Infantil, como um todo, inclusive na questão de políticas públicas, deixou de ser apenas assistencialista e passou a preocupar-se também com o educar.

Nesse sentido, surgiu também a necessidade de profissionais qualificados para trabalhar com essas crianças e uma reflexão sobre tal trabalho. Em 1998, surgiram as primeiras diretrizes para educação infantil com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

Esse documento foi o norte para muitas escolas públicas e privadas, no sentido de auxiliá-las no cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) 9394/96.

Para complementar o assunto temos este grande vídeo:
 

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