Apresentação

Este projeto trata-se de uma tentativa de discutir a necessidade do ensino de Informática na Educação Infantil, e surgiu a partir da observação da facilidade com que as crianças assimilam novas tecnologias, mais rápido que muitos adultos em alguns casos. Com isso, nos questionamos, para que ensina-los Informática, se eles aprendem praticamente sozinhos?
Esta é a pergunta que procuramos resolver.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Você sabe quem inventou a infância? (2)

A Infância começou a ganhar atenção, no século passado, quando grandes pensadores passaram a dar valor para os primeiros anos de vida do serhumano.
Jean Piaget (1896/1980) apontou na infancia as estruturas que permitem ao ser humano o conhecimento e a interpretação do mundo. A preocupação fundamental de Piaget é o sugeito epistemico, ou seja, os estudos dos processos de pensamento presentes desde a infância inicial ate a fase adulta. 

 





Sigmun Freud (1923/1961) nos mostrou o funcionamento do psiquismo infantil, a presença do inconsciente e o relacionamento afetivo com os outros que se constituem nessa fase. Freud concebe o individuo a partir de um sistema dinamico de forças que interagem em seu comportamento: id (energia psíquica - libido), ego (função de pensar e dirigir os impulsos do id) e superego (interiorização das forças sociais/moral).

 




Célestin Freinet (1896/1966) desenvolveu uma Pedagogia diferente, que parte dos interesses dos próprios alunos a fim de lhe propiciar relações mais autônomas, críticas e democráticas. Dentre outras tecnicas, destaca-se a imprensa escolar, onde o que as crianças escrevem, quando voltam dos passeios, passam a ser impressos e lidos por outras pessoas da mesma escola e ate de outras escolas, motivando a produção de trabalhos.

 
Lev Semenovich Vygotsky (1896/1934) para quem, o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre eles são temas centrais. É a partir da existencia de dois niveis de conhecimento, o real e o potencial que Vygotsky define a ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal que nada mais é do que a distancia entre o nivel de desenvolvimento real e o nivel de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capacitados.

Fonte: Valle, Luiza Elena Leite Ribeiro do. Brincar de aprender:uni-duni-tê:o escolhido foi você.Rio de Janeiro:Wak Ed., 2008.

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